Jump to content
  • Create New...

NEW VIDEO: Psychologist's WARNING About VIDEO GAMES

[PT] 18 anos depois....

Recommended Posts

Olá

Meu nome é User [nome fictício].

Tenho 27 anos e desde os 9 tenho como principal passatempo jogar videogame. Sim, já faz quase 20 anos que sou gamer (to ficando velho kkkk)

Porém, desde 2020 comecei a me sentir estranho com relação a jogar. Eu comprava jogos, DLC, passava quase todo meu tempo livre (e + um pouco) jogando e me sentia bem, mas no fundo, algo não estava certo.

Isso se intensificou ainda mais em 2021 quando eu, praticamente, fiquei o ano todo jogando os mesmos jogos (sendo eles RPGs, mundo aberto e construção), tentando sempre zerar, porem travava em algum ponto e desistia. Dai reiniciava, mas desistia e ficava nesse ciclo. E para piorar comecei a me cobrar para jogar todos os jogos no modo difícil o que me deixava ainda mais irritado, porém viciado.  Eu até tentava jogar outra coisa, mas logo enjoava e voltava para os mesmos. O sentimento de que algo estava errado aumentava cada vez mais

No início de 2022, esse sentimento deu uma diminuída, prometendo a mim mesmo que iria jogar outros jogos, mas funcionou só por um tempo. Voltei a jogar os mesmos e o sentimento voltou,  apesar de continuar comprando DLCs. Até que um pensamento começou a surgir: "Será que estou deixando de gostar de videogame"? Claro que, no primeiro momento, neguei tal ideia "absurda".

Mas hoje de manhã, após meses de relutância, aceitei esse pensamento e fui atrás disso.

Acabei descobrindo o Game Quitter e esse fórum.  Após ver relatos aqui e pela internet a fora, decidi algo que jamais pensaria em fazer: parar de jogar videogame

Eu não me sinto mais feliz jogando. Estava fazendo por puro habito automático + vicio + escapismo. Não achava mais graça, jogava mesmo por não ter "mais o que fazer" no tempo livre (e pior, nos tempos que jogava menos eu substituía "6 por meia dúzia", ficando viciado em Youtube (sendo mais exato, em Youtubers gamers/geeks ou canais de politica), "scrolar" as redes sociais, etc.) 

Não tinha mais paciência em tentar zerar os jogos de RPGs, mundo aberto  e construção, muitos menos tentar outros jogos. A magia dos jogos foi embora e cada vez mais sentia que deveria fazer coisas diferentes no tempo livre, me redescobrir. 

Com isso, a partir de hoje, 21/06/2022, estarei iniciando meu diário para contar sobre meu Detox de 90 dias. Estarei atualizando toda terça-feira.

Estou feliz com essa decisão, mas ainda confuso e com medo. Nunca pensei que fosse fazer isso em minha vida. Jurava que iria ser gamer o resto da minha vida...kkk as voltas que a vida da!

Enfim, é isso. Até semana que vem. 

Edited by username00
  • Like 1

Posted (edited)

28/06/2022 - Dia 8

Olá

Lá se foi 1 semana...mas sinto que passou 1 mês ou mais.

Em tão poucos dias eu senti diversas mudanças, bem como tive uma crise nervosa e oscilações de humor.

Mas posso dizer que está sendo uma experiencia otima. Estou, aos poucos, ocupando meu tempo livre com outras ativiades como caminhada, desenho, leitura, ouvir musica, até mesmo curtindo mais filmes e séries (por que tem que ter entreterimento tambem, mas de modo maneirado).

No caso, vi que parar de jogar não bastava. Tambem foi necessario em cortar o excesso de Youtube e redes sociais, sendo que esses ultimos QUERO usar de modo mais maneirado possivel. 

Claro que cortar 3 vicios de uma vez não foi facil e os pensamentos recorrente sobre jogos, ou sobre os youtubers ainda são constante.

Porem, esse ultimo final de semana foi magico. Eu estava com medo de que eu poderia sucumbir, mas não. Em anos, foi meu primeiro fds sem videogame, sem excesso de youtube e redes socias e digo que foi o melhor fds que tive em anos. Ao mesmo tempo que me senti realmente descansaço, me senti feliz e grato demais! Fiz uma limpeza geral no meu quarto, fiz compras para casa e passei mais momentos bons com minha familia.

No momento, estou planejando vender meu video. Eu pensei que só iria fazer isso depois dos 90 dias ou, pelos menos, depois dos 30 dias, mas percebi que games não é algo que me agrada mais. Tanto que, nesse ultimo sabado eu liguei apenas para tirar fotos e ver se esta funcionando (para vende-lo) e olhei por alguns segundos para minha bibiloteca e não tive vontade de jogar. Nada. Zero. 

O console que antes ficava na minha mesa, hoje esta na caixa dentro do meu guarda roupa. Quero vender ele logo não apenas pela grana extra que vou conseguir nele, mas para encerrar de vez essa fase da minha vida.

Não vou ser hipocritica e dizer que esses ultimos 18 anos como gamer foram totalmente ruins. As vezes bate a nostalgia dos tempos bons quando eu jogava e era feliz, mas tenho noção que isso era algo da época e hoje as coisas mudaram. 

É isso. Até terça que vem! 

Edited by username00

05/07/2022 - Dia 15

Duas semanas se passaram...

Atualização do meu Detox sem games + JOMO (joy of missing out ou feliz por não estar ligado em tudo que está ocorrendo):

• Videogame: Comecei a pensar nele como uma forma de diversão valida, porém bem limitada. Talvez, depois dos 90 dias, eu venha a adotar a moderação ao inves de largar de vez. As vezes me imagino jogando game alguns vezes por semana (2 a 3 vezes), mas em um tempo limitado de 1 a 2 horas (sendo 1 nos dias se amana e 2 no final de semana) e somente no final do dia, depois que fizer todas as atividades e me "recompensar" com uma passividade. Eu até pensei em vende-lo, mas vou deixa-lo guardado (por agora).
  • Youtube: Basicamente só uso para ouvir musica e ver um video ou outro sobre marketing digital (pois trabalho com a internet). Todo canais de games, nerdices, politica, influenciadores no geral deixei de lado! Lembro mais como uma vaga lembrança de algo que via muito tempo atras, mas que hoje não se encaixa na minha vida.
  • Redes Sociais: Eu ainda "scrollo" as redes, mas faço isso em poucos minutos (não fico mais do que 2~3 minutos ao inves de 1 hora como antes) e logo fecho. Como meu trabalho envolve usa-los, entao busco usar com moderação. 

É isso. Até terça que vem